RADIO WRC NATAL RN

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

NOSSA SENHORA APARECIDA
A PADROEIRA DO BRASIL
HOJE É O SEU DIA MAIOR
(Img.WEB)

Hoje é um dia muito especial para a comunidade católica do Brasil. A comemoração do aparecimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraiba do Sul em São Paulo.
O Rio Paraíba do Sul é um  rio brasileiro que banha os estados de  São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio atravessa a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro.
O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitnga e Paraibuna.
Considerando sua nascente mais afastada da foz, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra Bocaina, no Estado de São Paulo, com o nome de rio Paraitinga, recebendo o nome rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.137 km, desde a nascente do rio Paraitinga até a foz em  Atafona (São João da Barra) ,no Norte Fluminense.
Os principais afluentes do rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o Paraibuna, o Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz. Entre os sub-afluentes, está o rio Carangola, importante rio da bacia do rio Paraíba do Sul, posto que serve a duas unidades da federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.
Foi neste rio que encontraram a estátua de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em meados de 1717.

Origem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário