RADIO WRC NATAL RN

quinta-feira, 9 de junho de 2016

DIA DE ANCHIETA
Dia 09 de Junho 
(Img.WEB)

 RADIO WRC
AQUI VOCÊ FAZ O SHOW 

OUÇA A NOSSA RÁDIO WRC WEB 
LINK: 


ACESSE AQUI O NOSSO SITE:
LINK:

São José de Anchieta SJ (San Cristóbal de La Laguna, 19 de março de 1534-Reritiba, 09 de junho de 1597) foi um e  um padre jesuíta espanhol, santo da igreja Católica, um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo.
Beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco, é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país.

Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil na 53ª Assembléia Geral da CNBB.Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta nascido nas Ilhas Canárias.

Foi o autor da primeira gramática da  língua Tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopéia.
É o patrono da cadeira de número um da Academia Brasileira de Música.
Ele foi um dos primeiros jesuítas a chegar 

ao Brasil e logo percebeu que tinha uma missão pela frente: catequizar os índios 

que encontrou ao longo do litoral brasileiro.

Nascido nas Ilhas Canárias na Espanha.
O padre José de Anchieta tinha 19 anos quando chegou ao Brasil, em 13 de julho de 1553 e sempre foi muito empenhado em tudo que fazia.

Ele tinha muitos dons: professor de ensino primário catequista, ensinava os princípios da religião católica aos índios, enfermeiro, ajudando a fundar hospitais e cuidar dos doentes, guerreiro, ajudando em conflitos entre os índios e os estrangeiros.

Escritor, deixou duas obras especializadas, Gramática da Língua Brasílica e “Vocabulário Tupi-Guarani”, que tratava da língua falada pelos índios tupi-guaranis.


Ajudou a fundar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sempre trabalhando a favor dos índios. Finalmente resolveu estabelecer moradia no Espírito Santo, na antiga aldeia de Rerigtibá, hoje chamada de Anchieta. Faleceu em 9 de junho de 1597 e por isso em 9 de junho é comemorado o “Dia de Anchieta”.

Fontes: Wikipédia e do site

Nenhum comentário:

Postar um comentário