RADIO WRC NATAL RN

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

DIA DE IEMANJÁ
.RÁDIO WRC ECLÉTICA           RÁDIO WRC CLÁSSICA    RADIO WRC GOSPEL

Hoje é comemorado o dia de Iemanjá.

(Img. WEB)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Iemanjá
Estátua representado Iemanjá, na Galeria Nacional de Arte, na Nigéria.
Yemanjá . Yemonjá . Yemọjá . Yemaya
CônjugesOrunmiláOduduwa, Okerê, Erinlê,OkoAganju[1]
FilhosOrungã (deus dos ventos)[2]
AtributosMãe dos peixes, de todos os orixás e das origens, Senhora das águas doces e salgadas e da maternidade. Protetora das crianças e idosos. Padroeira dos pescadores.
Símbolosabebé prateado, adaga, obé, peixe, couraça, adê, braceletes, pulseiras, pedras do mar e conchas
É reverenciada no CandombléSanteria,UmbandaXangô do RecifeBatuqueXambá,Culto Tradicional de IfáRegla de OchaOmolokô,TerecôVodu haitiano e Vodu da Luisiana.
Iemanjá (no yoruba Yèyé omo ejáYemọjá na  NigériaYemaya em Cuba, ou ainda Yemanjá ou Yemonjá no Brasil; ver seção Etmologia) é o orixá africano do povo Egba, divindade originalmente associada aos rios e desembocaduras (águas doces e salgadas), seu culto principal situava-se em Abeokuta e outros povoados na beira do rio Ògùn de onde manifesta-se em qualquer outro corpo de água. É também conhecida no Brasil pelos epítetos Iyá OriMãe d'águaRainha do MarSereia, InaêAiucá, ou Maria princesa do Aioká, sendo, por vezes, confundida com o Nkisi Ndanda Lunda e a entidade Mami Wata. É conhecida popularmente como Dona Janaína. É identificada no jogo do merindilogun pelos odus Irosun e ossá e representada no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja. Manifesta-se em iniciados em seus mistérios (eleguns) ou médiuns através de possessão ou transe, ato em que os orixás nas palavras de R. S. Barbara: "vem para dançar e mostrar os seus poderes, representando em gestos suas ações míticas".
Na mitologia yoruba, é filha de Olokun, soberana dos mares. Em Cuba, Iemanjá confunde-se com o culto de Olokun ao ponto de serem postas em algumas ocasiões como duas manifestações do mesmo princípio, compartilhando atributos mas ambivalentes em arquétipo, lhe sendo associado um papel primordial na criação. É a estreita relação com Olokun, juntamente com a perda do culto a esta no processo de diáspora africana, o motivo para a associação de Iemanjá aos mares no Novo Mundo. Principalmente no Brasil e em Cuba, seu culto passou por novas reinterpretações. Também consolidou-se a atribuição de Mãe de todos os Orixás e consequentemente seu papel na gênese da vida.Iemanjá, nas palavras de D. M. Zenicola, "representa o poder progenitor feminino; é ela que nos faz nascer, divindade que é maternidade universal, a Mãe do Mundo".
No Brasil, desenvolveu profunda influência na cultura popular, música e literatura, adquirindo, no processo de consolidação da cultura brasileira, cada vez mais aspectos sincréticos às influências étnicas do Novo Mundo, ou que neste se encontraram, se tornando personagem mítico mais ilustrativamente brasileiro do que ancestral africano, conforme pode ser observado através de sua representação por diversos intelectuais, artistas e pelo folclore popular que, em sua imagem, reuniram as "três raças". Figura, na Dona Janaína, uma personalidade à parte, sedutora, sereia dos mares nordestinos, com cultos populares simbólicos que, muitas vezes, não expressam, necessariamente, uma liturgia real, esta última ainda conservada rigorosamente pelos cultos afro-brasileiros. Nessa visão, segundo Bernardo, "(...)é mãe e esposa. Ela ama os homens do mar e os protege. Mas quando os deseja, ela os mata e torna-os seus esposos no fundo do mar".
É considerado o orixá mais popular do Brasil e Cuba , sendo festejado com festas públicas.


OUÇA AS RADIOS WRC WEB
A programação mais eclética do rádio

RÁDIOS WRC


TOCANDO O QUE VOCÊ QUER OUVIR



 RÁDIO WRC ECLÉTICA  RÁDIO WRC CLÁSSICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário