RADIO WRC NATAL RN

quarta-feira, 7 de março de 2018


FALTAM 99 DIAS PARA
 COPA DA RÚSSIA 2018

GLOBO 0X3 ABC
BARRETÃO 20:00h C.MIRIM RN


HISTÓRIA DAS COPAS 
STRELTSOV O PELÉ DA RÚSSIA QUE SOFREU NO GULAG
Estrela do Torpedo de Moscou foi perseguida pelo regime 
SOVIÉTICO E VIVEU UM INFERNO NA SIBÉRIA
EDUARD STRELTSOV


Agora que jogaremos contra a Rússia vem à memória aquele gol de Marcelino, em 21 de junho de 1964, nos russos. Não eram russos, era a URSS, mas para as crianças da época eram os russos. Aquilo foi enorme, era um país em que ainda ecoava o “a Rússia é culpada!” gritado por Serrano Suñer, o Cunhadíssimo.


Continua no rodapé...

COPA DO NORDESTE 2018
COMEÇA COM MAIS DE R$ 22 MILHÕES EM PRÊMIOS

PRIMEIRA RODADA GRUPO B

GLOBO RN 1X0 VITÓRIA BA
 16.01.2018. TERÇA FEIRA ÀS 21:45h BARRETÃO C. MIRIM RN

FERROVIÁRIO CE 1X3 ABC RN 
18.01.2018. QUINTA FEIRA ÀS 19:00h PTE. VARGAS FORTALEZA CE 


SEGUNDA RODADA GRUPO B

OS DOIS CLUBES DO RN SE ENCONTRARAM ONTEM
 31.01.2018. QUARTA FEIRA

ABC RN 2X0 GLOBO RN
31.01.2018. QUARTA FEIRA ÀS 19:00h FRASQUEIRÃO NATAL RN

TERCEIRA RODADA GRUPO B

ABC RN 3X1 VITÓRIA BA
10.02.2018. SÁBADO ÀS 17:00h FRASQUEIRÃO NATAL RN

FERROVIÁRIO CE 0X0 GLOBO RN
21.02.2018. QUARTA FEIRA ÀS 19:00h PTE. VARGAS FORTALEXA CE

QUARTA RODADA GRUPO B

GLOBO RN 0X0 FERROVIÁRIO CE
10.03.2018. SÁBADO ÀS 18:15h BARRETÃO C.MIRIM RN

VITÓRIA BA 0X0 ABC RN

11.03.2018. DOMINGO ÀS 19:00h FONTE NOVA BA

A CLASSIFICAÇÃO DOS NOSSOS REPRESENTANTES.
ABC RN 9P - 8GP - 2GN
GLOBO RN 1P - 1GP - 4GN

VEJA A TABELA COMPLETA NO LINK ABAIXO

CAMPEONATO ESTADUAL DO RN 
SEGUNDO TURNO

QUINTA RODADA

QUARTA FEIRA  07.03.2018 
 GLOBO 0X3ABC

BARRETÃO C.MIRIM RN 20:00h


QUINTA FEIRA  08.03.2018 
FORÇA E LUZ 0X0 POTIGUAR
 ARENA DAS DUNAS NATAL RN  15:00h
 BARAUNAS 0X0 SANTA CRUZ
NOGUEIRÃO MOSSORO RN 20:00h 



SEXTA FEIRA 05.03.2018
AMÉRICA 0X0 ASSU
ARENA DAS DUNAS NATAL RN 19:30h 


CLASSIFICAÇÃO

1° 1° ABC -15P - 12GP - 3GN
2° AMÉRICA -7P - 5GP - 4GN
3° FORÇA E LUZ - 6P - 4GP - 3GN
4° GLOBO - 5P - 3GP - 5GN
5° POTIGUAR - 4P - 5GP - 7GN
6° SANTA CRUZ - 3P - 1GN - 2GN
7° ASSÚ - 2P - 1GP - 3GN  
8° BARAUNAS - 0P - 3GP - 7GN

VEJA A TABELA COMPLETA 
ESTAMOS EM RÍTIMO 
DE COPA DO MUNDO


HISTÓRIA DAS COPAS 

STRELTSOV O PELÉ DA RÚSSIA QUE SOFREU NO GULAG

Continuação da matéria o Pelé da Rússia...

Diziam que a Rússia viria com o melhor goleiro do mundo, Lev Yashin. E diziam com razão, porque havia vencido a Bola de Ouro de 1963. Seu prestígio foi contestado em meu colégio pela lenda de que na verdade era basco. Um garoto basco que foi levado pelos russos na guerra. Coincidia pela idade, e coincidia com o fato de que na época o País Basco produzia goleiros a granel. Meio Campeonato Espanhol tinha goleiros bascos. E o melhor de todos era do Athletic de Bilbao, Iribar. E pelo visto, Yashin também era basco: “Trocaram seu nome, fizeram com que esquecesse que é espanhol e o obrigam a jogar contra sua Pátria”, nos explicou lugubremente o padre na aula. Eu tinha 13 anos.
Na hora da verdade, não deu tanto de si. O gol de Pereda foi à queima-roupa, mas nem viu o de Marcelino. Ganhamos de 2x1 e fui para casa pensando que preferia Iribar.
Com o tempo soube que esse dia poderia nos ter sido pior se lá estivesse Eduard Streltsov, um prodígio da época, que nesse dia, com 26 anos, estava se recuperando de uma longa passagem pelo arquipélago gulag. Teve uma vida extraordinária que vale a pena lembrar.
Moscovita, teve uma aparição fulgurante no futebol. Aos 16 anos foi o jogador mais jovem da história de seu país a marcar na Primeira Divisão. Com 17, foi o artilheiro da competição, jogando como ponta. Em suas duas primeiras partidas com a seleção marcou dois hat-tricks. Foi decisivo na medalha de ouro da URSS nos Jogos Olímpicos de Melbourne, mas não o colocaram na final. Sua vaga foi ocupada por um jogador do CSKA, para que pelo menos um dessa equipe estivesse em jogo. E começaram seus problemas.
A questão é que Streltsov jogava no Torpedo, a equipe da fábrica de automóveis ZIL. Os chefes comunistas queriam que fosse ao CSKA, a equipe do Exército, ou ao Dínamo, da Polícia. Mas ele se negava. Era incontrolável nesse e em outros aspectos. Tinha um topete ao estilo James Dean, era caprichoso e anárquico em seu jogo, amante da vodca e de se fazer ver. Era, em tudo, refratário a qualquer autoridade.
E vivia em um lugar e em uma época onde isso não era nada recomendável.
Entre outros personagens, se chocou com a poderosíssima Ekaterina Furtseva, membro do Politburo e ministra da Cultura, que pretendeu nada menos do que casá-lo com sua filha. Ele não só se negou, como fez comentários desagradáveis sobre a jovem.
Nas vésperas da Copa do Mundo de 1958, a seleção da URSS estava concentrada bem perto da dacha (uma casa de veraneio) de um generalíssimo, de nome Eduard Karahanov, que pouco antes da viagem à Suécia convidou Streltsov e outros dois jogadores, Ogonkov e Tatushin, a uma festa. Uma festa russa. Na dacha havia vodca e garotas. Streltsov saiu dessa folia acusado de estupro. Ele negava, mas foi impelido a confessar em troca de deixá-lo ir à Copa e lançar terra sobre o assunto. Assinou...
A URSS foi à Suécia sem ele e ele foi à Sibéria com uma condenação de 12 anos.
Em 1964, já nos tempos de Breznev, e por milhares de pedidos, seu caso foi revisto. Sempre circulou o rumor de que a versão oficial era uma fabricação malvada. Investigações jornalísticas posteriores corroboraram esse fato.
Streltsov só saiu do gulag após cinco anos e meio, poucos meses antes da célebre partida no estádio Santiago Bernabéu. Estava em condições lamentáveis. Seu primeiro destino, no campo de Lesnoi, foi um inferno, entre agressões reeducadoras, frio e péssima alimentação. Depois o levaram a outro, onde o tratamento foi melhor e jogou futebol com outros colegas de infortúnio.
Quando voltou à luz não era o mesmo. Adeus ao topete de teddy boy. Adeus à sua velocidade endiabrada. Perdeu cabelo e agilidade, mas mantinha sua técnica e inteligência para o futebol. Em 1965 venceu o Campeonato Soviético para seu Torpedo de Moscou. Já não era um ponta elétrico, mas sim um jogador de meio-campo clarividente que foi apelidado de Pelé russo. Pelé apareceu justamente na Copa de 1958, a mesma em que ele desapareceu.
Voltou à Seleção, foi nomeado jogador do ano em 1967 e 1968.
Duas grandes carreiras, uma em sua arrancada fulminante, outra em sua sábia maturidade, e no meio, entre os 21 e os 27 anos, o vazio. Uma experiência terrível no gulag. Nesse intervalo ocorreu aquela partida decisiva, em que Yashin não foi tão formidável como nos diziam.
Depois foi técnico. Morreu de câncer de laringe com 57 anos. É lembrado em uma estátua na porta do estádio do Torpedo. Os russos ainda chamam de “passe Streltsov” o passe de calcanhar.

Fonte: El País

RÁDIOS WRC TOCANDO PARA VOCÊ


OUÇA AS RADIOS WRC WEB

A programação mais eclética do rádio

RÁDIOS WRC

 

TOCANDO O QUE VOCÊ QUER OUVIR



 RÁDIO WRC ECLÉTICA



 RÁDIO WRC CLÁSSICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário