RADIO WRC NATAL RN

segunda-feira, 4 de maio de 2015

CARIOCA OU FLUMINENSE ?


"A Carioca", pintura de 1882 de Pedro Américo

Histórico do gentílico


No período colonial (século 16 - século 18), os nascidos na cidade do Rio de Janeiro eram conhecidos por duas denominações: "carioca", devido ao Rio Carioca1 , que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca", isto é, os moradores da cidade do Rio de Janeiro, eram chamados de "cariocas"); e "fluminense", numa referência ao termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio" dos nomes da cidade e da capitania do Rio de Janeiro2 .
Em 1834, através do Ato Adicional à Constituição de 1824, o município do Rio de Janeiro se separou da Província do Rio de Janeiro para constituir o Município Neutro, com administração vinculada diretamente à corte imperial brasileira. O termo "carioca" foi, então, reservado para ser o gentílico do novo município, enquanto que o termo "fluminense" continuou a ser o gentílico da Província do Rio de Janeiro3 .
Em 1891, após a Proclamação da República do Brasil em 1889, o Município Neutro transformou-se no Distrito Federal e a província do Rio de Janeiro transformou-se no estado do Rio de Janeiro. Em 1960, com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara. Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, os cariocas passaram a ser um subgrupo dos fluminenses.

Etimologia

O termo "carioca" é, com certeza, de origem tupi. Seu significado, no entanto, é controverso. Existem várias teorias a respeito:
  • significa "casa de homem branco", pela junção de kara'iwa ou kari' (homem branco) + oka (casa)4 .
  • é o nome de uma antiga aldeia tupinambá que existia no sopé do Outeiro da Glória, em uma das duas fozes do Rio Carioca, na região do atual bairro da Glória. Mais exatamente, a aldeia se chamava Kariók ou Karióg e foi mencionada pelo escritor francês Jean de Léry, que fez parte da expedição francesa que implantou a França Antártica na região, no século XVI5 6 . Segundo esta versão, o nome "carioca" viria dos termos tupis kariîó ("índio carijó") e oka ("casa"), significando "casa de índio carijó"7 .
  • No século XVI, os índios tupinambás que dominavam a região da Baía de Guanabara teriam apelidado os invasores portugueses de akari (termo tupi para uma espécie de peixe, ocascudo) devido ao fato de as armaduras dos portugueses se assemelharem às típicas placas que revestem esse peixe. Com a segunda expedição portuguesa à Baía de Guanabara, em 1503-1504, liderada por Gonçalo Coelho, foi construída, pelos portugueses, em uma das foz do Rio Carioca, na atual Praia do Flamengo, uma casa de pedra que os índios tamoios chamaram de akari oka, "casa de homem branco"8 . Tal casa, que funcionava como uma feitoria, foi desativada por Cristóvão Jaques em 15169 .
  • O nome "carioca" pode provir do nome de uma tribo indígena. Felisbello Freire, na sua obra História Territorial do Brazil10 , menciona duas tribos indígenas em guerra na localidadebaiana de Toco, que teriam sido pacificadas por tropas de Jeremoabo (ou Geremoabo, na época do autor): os Mungurus e os Cariocas. Isso quer dizer que existia uma tribo indígena no Brasil com o nome de "carioca" (o autor se fundamenta na fonte "Mem. dos Limites de Sergipe e Bahia").
  • Dicionário Aurélio indica a existência de uma tribo indígena denomina "carii", que habitava a região da atual cidade de Niterói4 . Segundo esta versão, "carioca" poderia significar "casa de carii" (carii + oka).
  • Origem: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário