RADIO WRC NATAL RN

sexta-feira, 15 de maio de 2015

DIARRÉIA COMO EVITAR E TRATAR
BEM ESTAR E SAÚDE
 

© Stock Photos Agência MBPress
(Img.WEB)
Não tem jeito! Por mais cuidadosa que a mãe seja, as chances de a criança ter ao menos um episódio de diarreia existem. Caracterizada pelo aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas, pode ser subdividas em aguda e crônica.
A diarreia aguda, que é a mais comum, tem origem geralmente infecciosa, ou seja, causada por bactéria, vírus ou protozoário.
Normalmente, tem duração de três a sete dias, mas pode chegar ao máximo de 14 dias (se isso acontecer procure ajuda médica!).
“Quando a criança está com diarreia, o mais importante é evitar a desidratação”, afirma a gastroenterologista pediátrica do Centro de Especialidades Pediátricas do Hospital Samaritano (SP) e professora-adjunta da Unifesp Soraia Tahan. A criança não perde apenas água. Vão-se embora também minerais muito importantes, como o sódio e o potássio.
 
CUIDADO COM A DESIDRATAÇÃO
 
 
Essa é a faceta mais perigosa da diarreia aguda. Boca seca, diminuição da urina, sede em excesso, saliva espessa, olhos encovados e estado geral apático são alguns dos sintomas da desidratação. A criança fica abatida muito rápido. Tão logo a mãe perceba a diarreia, o conselho geral é aumentar a oferta de líquidos, para compensar as perdas.
“O médico pode ser acionado para orientar sobre outras formas de re-hidratação, seja indicando um soro específico ou até a reposição venosa, que é feita em unidade de saúde”, diz Soraia.
O soro caseiro, tão difundido no passado, não é aconselhado. “Estudos mostram que ele pode ser perigoso se a mãe usar como medida os ‘punhados’. Recomendo não usar, a não ser que a mãe tenha a colher-medida distribuída pela Pastoral da Criança”.
 

HIGIENE REDOBRADA
 
Dentre os conselhos para evitar a contaminação, estão os cuidados gerais de higiene: lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro, beber água de procedência comprovada (filtrada, fervida ou mineral), lavar bem os alimentos antes de consumi-los e tomar cuidado com aqueles comprados em locais como praias e clubes, por exemplo.
O rotavírus, considerado o maior causador de diarreia aguda em crianças menores de cinco anos do mundo, já não amedronta tanto, pois existe vacinação contra ele.
A criança apresentou fezes amolecidas e você está com dúvidas se é ou não diarreia? “Veja se não houve alteração na dieta. Em caso de aumento da ingestão de fibras, existe a chance de mudanças na evacuação”, explica a médica.
“Normalmente, a diarreia aguda aparece subitamente, e seguida por febre ou vômito”. Em caso de sangue nas fezes, a causa pode ser um patógeno mais invasivo e tornam-se necessárias orientações médicas mais específicas.
 
Fonte:
Por ANDREZA EMÍLIA MARINO
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário