RADIO WRC NATAL RN

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O NATAL EM NATAL-RN
Paralamas do Sucesso foi uma das atrações nacionais do Natal em Natal (Foto: Jonathan Lins/G1)
A Prefeitura fez uma programação do Natal em Natal e agradou.
Música, teatro, dança, literatura e artes visuais fez parte  da festa.    
Gilberto Gil, Fafá de Belém e Paralamas estiveram entre as atrações nacionais.
Do G1 RN

A Prefeitura do Natal-RN, divulgou na quinta-feira (15) a programação completa do Natal em Natal. Música, dança, teatro, literatura e artes visuais fizeram parte da festa que começa no dia 4 de novembro e seguirá até o final de dezembro.

O III Festival de Violeiros e Repentistas, o Festival de Literatura de Natal (FLIN), o Festival de Música de Natal, as apresentações do Ballet da Cidade do Natal e as mostras da produção Audiovisual fomentados pela Prefeitura do Natal e outras atrações que prometem um fim de ano multicultural na capital potiguar.

Dentre as várias atrações confirmadas estão ícones da cultura brasileira - da música à literatura - como Gilberto Gil, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Reinaldo Morais, Cida Moreira, Margareth Menezes, Leonardo, Fafá de Belém, Fagner, Dorgival Dantas, Paralamas do Sucesso e Solteirões do Forró.

Festival de Violeiros

O Festival de violeiros começou no dia 4 de novembro    (Foto: Canindé Soares/G1)

O Natal em Natal deu a largada no dia 4 de novembro, quando os melhores nomes da viola nordestina se encontrarm marcando o III Encontro de Violeiros e Repentistas, que aconteceu na Praça Augusto Severo, na Ribeira, em palco montado na Tenda Literária do Festival Literário de Natal, FLIN. O encontro reuniu velhas e novas gerações da cultura popular. As apresentações aconteceram sempre a partir das 18h.
Sobiram ao palco os mestres da poesia popular e da moda de viola Sebastião Dias, Zé Carlos do Pajeú, Valdir Teles, Zé Cardoso, Elanio Moreira, Felipe Bezerra, Jonas Bezerra, Zé Viola, Oliveira de Panelas e Jeomacir Dantas.

Festival Literário de Natal
O Festival Literário de Natal (FLIN) reuniu em sua terceira edição grandes nomes da literatura brasileira. De 5 a 7 de novembro, na Praça Augusto Severo, na Ribeira e teve nomes do peso como Gilberto Gil - que participou de mesa literária na sexta-feira (6) e depois faz show aberto ao público -  Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero, Eduardo Jardim e tantos outros em três dias de debates literários, mesas com escritores e editoras locais e muita cabeça pensante no bairro mais histórico de Natal.


Festival de Dança
Tradicional núcleo da prática e do aprendizado de ballet na capital potiguar, o Ballet Municipal de Natal também preparou programação especial para celebrar o Natal em Natal 2015. Sob o comando de Dimas Carlos e com arranjos do maestro Gilberto Cabral, acontece no dia 12 de novembro, no Teatro Riachuelo, a apresentação do “Pavão Misterioso”, com sessões às 17h e às 20h. A apresentação teve como convidados especiais Márcia Jacqueline, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Moacir Emanoel, também do BTMRJ.

Festival de Música

Leonardo se apresentou no dia 19 na Zona Norte de  Natal (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
O Festival de Música de Natal fez uma viagem por diversos estilos e tendências musicais brasileiras. Começou no dia 18 de dezembro, com a banda Solteirões do Forró, na área externa do ginásio Nélio Dias. No dia 19, a atração foi o cantor e compositor nordestino Dorgival Dantas, seguido do grande cantor romântico Leonardo.

Na Zona Sul, o Festival de Música de Natal  reuniu na Arena das Dunas  uma das mais importantes bandas do rock brasileiro, Paralamas do Sucesso, além da grande dama do samba reggae Margareth Menezes e dois grandes ícones da MPB, Fafá de Belém e Raimundo Fagner.
Margareth Menezes abre a programação na Arena, dia 25; no dia seguinte (26) tem Paralamas do Sucesso, dia 27 Fafá de Belém e encerrando dia 28 tem apresentação do cearense Fagner.

Mostra Audiovisual

O setor Audiovisual realizou agora em dezembro, na Árvore de Mirassol, uma Mostra de Curtas Premiados no Edital Cine Natal, em parceria com a Mini Mostra de Clipes Potiguares (Guria Produtora).
Também em dezembro, de 10 a 12 de dezembro, aconteceu o projeto “Cine Café”, no Mercado de Petrópolis.
Teatro

O teatro também esteve em destaque na programação do Natal em Natal, através do Natal em Cena. Os espetáculos do Natal em Cena trouxe a peças de maior qualidade artística, com a construção de um formato em conjunto com a classe teatral e também de fomento aos grupos, além do caráter formativo e de intercâmbio com artistas nacionais.
Para este ano, houve 11 espetáculos, sendo 10 selecionados através de chamada pública, 8 deles para teatros ou espaços alternativos. E ainda 1 espetáculo nordestino convidado para ser apresentado na Arena de Mirassol e realizou-se um intercâmbio com a classe teatral.

Fonte: G1



==========================================================



Nascimento de Jesus celebrado com culto evangélico e auto de Natal

O culto, no Quartel da PMPE, deverá reunir 15 mil pessoas. No Bairro do Recife, o auto natalino completa 12 temporadas na Praça do Maro Zero
Publicado em 25/12/2015, às 06h06
Da Editoria Cidades
O Baile do Menino Deus, auto de Natal com sotaque nordestino na Praça do Marco Zero
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Sexta-feira, 25 de dezembro, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus se reúniu na área externa do Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, no Derby, área central do Recife, para celebrar um culto de Natal. A cerimônia, que se repete há sete anos, começou às 18h, com público estimado em 15 mil pessoas.

O culto foi conduzido pelo pastor Ailton José, presidente da Assembleia de Deus no Estado de Pernambuco e teve uma hora de duração. Logo depois, às 19h, houve cantata natalina com participação de 110 músicos e coral de 280 vozes.  Os fiéis acompanharam a solenidade iluminados por uma noite de lua cheia. 
Além do culto evangélico na capital pernambucana, a programação religiosa da sexta-feira, dia de Natal, teve missa para os católicos, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, na Sé de Olinda, localizada na Cidade Alta. “É a missa principal do dia e começou às 9h”.
Dom Fernando Saburido lembra aos fiéis que a Catedral da Sé a Porta Santa, aberta em 13 de dezembro último para marcar o início do Ano Santo da Misericórdia (8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016) na Igreja Católica.

O feriado também foi animado pelo auto de Natal O Baile do Menino Deus, que completou a sua 12ª temporada na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Assinada por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira, a peça foi encenada pela primeira vez em 1983, no Teatro Valdemar de Oliveira. A brincadeira natalina começou às 20h. Por causa da chuva, a encenação da quinta-feira (24) teve de ser cancelada. Houve uma apresentação sábado (26), para compensar.
Do outro lado da cidade, o Parque Santana, situado na Zona Norte, recebe mais uma vez o espetáculo infantil Natal para Sempre. A montagem teve início às 19h, com 40 minutos de duração e a participação de 17 bailarinos. A promoção é da Secretaria municipal de Turismo e Lazer, com acesso gratuito.
O enredo foi baseado na história de uma menina que encontra um livro mágico e, ao começar a ler, dá vida a seres fantásticos. No palco, surgem personagens conhecidos dos clássicos infantis, como Peter Pan, João (o menino que troca a vaquinha por um pé de feijão), Pinóquio, soldadinhos de chumbo e bailarinas. O espetáculo foi repetido no sábado (26) e domingo (27), no mesmo horário.

Fonte: Jornal do Commércio


ACESSE AQUI O NOSSO SITE:
LINK:



Nenhum comentário:

Postar um comentário